Quem Somos

Conforme consta nos registros do Consórcio, o consórcio iniciou-se através de uma reunião ocorrida em 09 de agosto de 1997 no Município de Carandaí, cujo objetivo foi a constituição de um consórcio intermunicipal de saúde que se dedicasse em ajudar aos municípios em resolver as questões voltadas a saúde pública. Nesta reunião estiveram presentes os representantes dos municípios de Senhora dos Remédios, Carandaí, Barbacena, Caranaiba, Ressaquinha, Cristiano Otoni e Capela Nova.
Em 14 de novembro de 1997, foi realizada uma segunda reunião cujo objetivo foi a aprovação do Estatuto da entidade.
Em 19 de novembro de 1997, foi realizada uma terceira reunião cujo objetivo foi a eleição e posse da primeira diretoria do consórcio sendo assim constituída: Presidente – Dr Paulo Roberto Barbosa Diniz, Prefeito de Carandaí; Vice-Presidente – Dr Paulo Antônio Scarpelli, Prefeito de Barbacena; e Secretário Geral – Dr. José Francisco Milagres Primo, Prefeito de Senhora dos Remédios.
Após estes atos formais, o consórcio passou a estudar e começou a ajudar aos municípios na resolução de seus problemas referentes à saúde. Inicialmente o consórcio foi constituído na forma de associação privada sem fins lucrativos, vindo em fevereiro de 2014 a se adequar a Lei 11.107, transformando-se em Consórcio público de direito público de natureza autárquica e interfederativa.
Pro fim destacamos que atualmente o CISALV possui 17 (dezessete) municípios consorciados, sendo eles: Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Barbacena, Capela Nova, Carandaí, Caranaiba, Cipotânea, Cristiano Otoni, Desterro do Melo, Ibertioga, Paiva, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita do Ibitipoca, Santana do Garambéu e Senhora dos Remédios, atendendo a uma população de aproximadamente 300000 (trezentos mil) habitantes.
Atualização – 2016
O consórcio conta hoje com mais dois consorciados, totalizando 19 (dezenove) municípios. Sendo eles: Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Barbacena, Capela Nova, Carandaí, Caranaiba, Cipotânea, Cristiano Otoni, Desterro do Melo, Ibertioga, Jeceaba, Paiva, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita do Ibitipoca, Santana do Garambéu, São Brás do Suaçuí e Senhora dos Remédios.

RUA VICE-PREFEITO ANTÔNIO A. DE LIMA - CENTRO - RESSAQUINHA MG

CEP 36270-000 - CNPJ 02.334.933/0001-40

(32) 3341-1235